terça-feira, 4 de setembro de 2012

A castração do meu Pierre

Complementando o post anterior, quero tentar explicar um pouco mais de como é o processo da castração. Vou usar a minha experiência com o Pierre que foi algo que cuidei do início ao fim.

Nos machos a cirurgia é bem mais simples do que na fêmea porque o corte é minúsculo e a pele do testículo não é como a da barriga (na fêmea).

Marquei a castração do Pi para o início da tarde do dia 01 de Junho de 2011, ele teve que ficam em jejum por 12 horas... deixei ele na Clínica PetSul, na Trindade em Florianópolis (acho que agora mudaram de lugar) com a Dra. Katia Chubaci às 13h30 com o coração apertado, pois era a primeira vez que estava castrando um animal e era o MEU PEQUENO! Confesso, lembro que sai chorando e com o coração muito apertado!!!!
 

Às 18h00 fui buscar o meu fofuxo que para o meu espanto, veio ANDANDO até mim, ainda meio grogue, mas andou até o carro. Eu não conseguia parar de chorar vendo ele daquele jeito, eu sabia que ele estava bem, mas acho que é coisa de mãe mesmo.

Comprei todos os remédios que precisavam pra ele e preferi fotografar para nunca esquecer:
Todos os dias eu passava uma pomadinha que ajudou MUITO na cicatrização do corte, é a Unguento. Eu passava umas 2X ou 3X por dia nele. Ela é uma pomada bem densa, parece até que está estragada, mas é só aparência e é ótima.

Eu quase desmaiava cada vez que tinha que passar porque não consigo ver pontos, sangue, essas coisas... mas nessas horas tiramos forças sei lá de onde e deu tudo certo!!!


O que é a cirurgia? Um pequeno corte é feito no meio dos testículos do cachorro e as bolinhas são extraídas, simples assim. Como vocês podem ver na imagem abaixo o corte é pequeno e vai pouquíssimos pontos.
O Pierre ficou com o "capacete" enquanto eu não estava em casa. Quando eu chegava em casa tirava e ficava de olho nele. Eles tendem a lamber muito e costumam arrebentar os pontos se não cuidarmos. Por isso, ou comprem o capacete ou coloquem a malha cirúrgica que é uma roupinha para que seu cão não meta a boca na cirurgia e abra tudo. Ele ficou meio jururu no dia seguinte (sábado), mas no domingo já estava super bem e dez (10) dias depois já estava saracuteando em casa, como vocês podem observar na foto abaixo.
O mais engraçado é que pensamos que eles já vai chegar sem as "bolinhas" né? Mas a cirurgia deixa ele inchado por uns 10 dias e depois de mais um tempo o organismo absorve toda a pele e ele fica completamente lisinho, sem nenhuma marca. Impressionante como é a natureza...

O Pierre reduziu em 90% a demarcação de território dele, não engordou e vive super bem! =)

2 comentários:

  1. Mi, conforme vc descrevendo, imaginei cada detalhe das cenas e fui ficando com o coração apertado tb, principalmente qdo o vi deitadinho e imaginei indo embora, com lágrimas nos olhos e o coração mega apertado. Até ele vindo de encontro a ti groguinho imaginei. Passei o msm com Cindy. Mãe é td igual. O P.O. de macho realmente é tranquilo e o de Pi foi fantástico!!! Como dissestes, em fêmêa é mais invasivo. Cindy ficou de malha cirúrgica por 10 dias, e para fazer o curativo era um parto pq eles colocam um adesivo cirúrgico da 3M protegendo os vários pontos. Gruda MUITO nas bordas onde não há gaze. Suamos para remover esse adesivo, mesmo eu tendo a idéia de colocar óleo Jonhnson's Baby p ajudar a não repuxar tanto a pele, dissolver, a cola, soltando aos poucos com uma pinça cirúrgica delicada. Sorte: Cindy é muito boazinha, poucas vezes se mexeu. Minha mãe a afagava e olhava p o lado de tanta aflição. Uns 40 min depois consegui, removi td óleo, procedi conforme recomendado (polvidine e pomada) e malha de novo. Como minha mãe tem aflição como vc, só fazia 2X/dia. Em 10 dias, os pontos estavam sequinhos, mandei uma foto p meu amigo que a operou, r disse que podia tirar os pontos, que tava lindo o P.O. dela. Rapidinho tirei, mas por minha cinta, mantive a malha e só a pomada por 3 dias. E td acabou bem. Bem mais complicado que com o Pi, viu? Temperamento não mudou nada até hj, mas engordou. Ração light, caminhada e a cinturinha voltou em 2 meses. Tadinha da minha loira Mi. Fêmea, mulheres sempre sofremos mais,,, Que o meu depoimento ajude também. Essa foi a minha intenção principal. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI querida, aqui em Floripa as fêmeas não costumam ter esse curativo não. Apenas malha cirurgica e a pomadinha que citei. Achei meio ruim essa fita que falasse, mas acho que cada veterinário tem a sua forma de trabalhar.
      Eu prefiro as formas que evitem ao máximo a dor no bichinho. Sobre engordar acontece se não cuidar porque eles tendem a ficar mais calmos pela dosagem de hormônios ter diminuido... o Pi continua igual e ativo, por isso sempre digo, issso não é regra.
      Que bom que castrasse ela, fico feliz!!!!
      Beijo para você e a Cindynha!

      Excluir