quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hora do banho

Quem tem um Scottish já leu e sabe o quão alérgica é essa raça, infelizmente a grande maioria tem algum tipo de alergia e dificilmente conseguimos saber o motivo, e muito menos curá-los. Já ouvi relatos de muitos amigos que gastaram horrores para descobrir a causa, mas o que mais escuto: são ALÉRGICO ATÓPICOS (dermatite), ou seja, tem alergia à TUDO.

O Pierre não fugiu a regra, desde pequeno vive num "coça coça" :( Teve crises horríveis de chegar a se mutilar se mastigando, lambendo, mordendo... ele se arrasta nas paredes, esfrega seu dorso em móveis como cadeiras, na qual ele alcança e tudo pra se coçar, é triste de se ver. Já passei noites com ele chorando, ele de um lado de coceira e eu do outro sem ter mais o que fazer. Já dei corticoide 2X, porém foram em crises absurdas onde ele estava com muita inflamação e feridas graves pelo corpo. Sou contra porque sei que reduz o tempo de vida do animal, então só em casos extremos mesmo. Infelizmente achei que tinha fotos das vezes que ele teve as crises, mas não achei. Abaixo foi a que mostra no tamanho dos "rombos" que ele fazia nele antigamente... há mais de 2 anos que ele não tem feridas deste tamanho.
Essa foto foi em 2012
O que fazer? Qual o tratamento? Bom, vou contar rapidamente o que passamos e o que faço pra amenizar as crises do Pi...
Fomos em muitos veterinários, ninguém nunca soube me dizer o motivo da coceira louca dele. Larguei a ração quando ele tinha pouco mais de 1 ano e comecei a dar AN (alimentação natural), não curou, mas ajudou muito!!!! Na migração para a AN me recomendaram fazer em 3 etapas, sendo 45 dias de carne, depois frango, depois peixe, sempre com 3 tipos de legumes cozidos e sem carboidratos. Quando cheguei na vez do FRANGO a coceira dele potencializou, ou seja, alérgico à frango. Infelizmente para alérgicos, as vezes vamos na tentativa e erro mesmo. Hoje dou qualquer tipo de proteína, exceto frango. Conheci outras pessoas que aconteceu o mesmo. Depois desse processo fiz o curso do Cachorro Verde (SUPER RECOMENDO) e complementei a alimentação dele dele, na qual dou até hoje e as melhoras foram: bebe 1/3 da água que bebida, pêlo mais bonito, alergia melhorou e agora gosta de comer. Sei que é errado, mas ainda dou bifinho (apenas o de bacon e de carne) e Biscrok (para raças pequenas e não dou os coloridos, para reduzir os corantes, pelo menos) pq é o que uso para adestrar e brincar com ele. Já testei deixar ele mais de 1 mês sem ambos, e nada alterou na alergia.
Sylvia Angélica - Veterinária que presta cursos e consultoria sobre AN (Cachorro Verde)

Fui numa veterinária endocrinologista (Dra Daniela) na qual foi a que realmente fez exames e raspagens no Pierre, ela finalmente me deu uma explicação um pouco mais científica e racional sobre o caso dele. De forma resumida ela me disse que: a pele é uma cadeia de células que possuem gordura para grudar umas nas outras e assim formar a pele. O Pierre foi diagnosticado com pele extremamente ressecada, ou seja, ele praticamente não tem essa gordura entre as células, por isso qualquer coisa que entra entre as células inflama e causa a alergia. Ferrou! E agora?

SHAMPOO: Ela me passou um shampoo medicamentoso que tem antibiótico, antialérgico e hidratante, e sinceramente foi o que realmente melhorou bastante a pele dele. Mando fazer no Graal Animal que fica na Trindade (perto da minha casa), custa menos de R$50,00 e dura uns 2 meses com 1 banho por mês que dou nele em casa. Esfrego bem ele e deixo agir uns 5 minutos. Ele quase não tem cheiro, mas depois que passamos a usar as bolinhas pararam de aparecer e a coceira diminuiu. No rótulo tem a fórmula para quem quiser fazer também.
HIDRATANTE: Um complemento para quem puder "bancar", porque ele é meio carinho, é um hidratante em formato de pipeta da Virbac - ALLERDERM, conforme na foto abaixo. A médica veterinária me indicou sendo o ideal é usar pelo menos 1X por semana na nuca do cão pra ajudar na hidratação. Sempre 2 dias antes ou depois do banho. Uso quando o Pi começa a se coçar muito, infelizmente não consigo bancar toda semana.
Allerderm - Virbac
POMADA: Descobri essa pomada que uma veterinária indicou para a minha mãe usar nas gatas dela, é pomada para humano mesmo. Quando cria as bolinhas de coceira ou vermelidões no Pierre eu passo e alivia a coceira dele sempre. Abaixo a original e e genérica.
Pomada

Pomada Genérica
RESUMINDO: são inúmeros os fatores que complicam e perpetuam a dermatite atópica, segue abaixo alguns fatores comuns e o que faço para combatê-los.

  • picada de insetos (pulgas, carrapatos, formigas, pernilongos) -> Alimentação diária com 1 dente de alho por dia (evita pulgas e carrapatos); Também utilizo pipeta na nunca a cada 3 meses;
  • aeroalérgenos (alérgenos inalantes: ácaros, pólens) -> Nunca detectado
  • trofoalérgenos (proteínas da dieta) -> Não dou frango
  • endócrinos (doenças hormonais) -> Os exames dele sempre foram normais
  • obesidade -> Ele está apenas 1kilo acima do peso, acredito que não seja causa
  • manejo (banhos inadequados, produtos mal indicados) -> Utilizo shampoo medicamentoso citado acima
  • piodermites (infecções bacterianas) -> Quando teve tratei com veterinário com remédios apropriados
  • dermatofitoses (infecções fúngicas) -> Nunca detectado
  • comportamentais (ansiedade) -> Ele vive se lambendo e por isso tento iteragir muito com ele e levar ele para praia, onde solto e ele para imediatamente de se coçar. Notei que o estresse faz com que ele se coce mais que o normal.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Imagina, Carmen... atualmente estou usando sabonete líquido Protex, tem sido MARAVILHOSO pra ele. Super hidrata a pele e as coceiras diminuiram muito!!! Além de ter um melhor custo ;) Experimente, acredito que irás adorar.
      Beijo Mi&Pi :*

      Excluir
  2. Nossa estou enlouquecida com o meu. Muita alergia e coceira. Já fiz vários tratamentos. Agora vou tentar a alimentação natural. Tomara que dê certo. Obrigada pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, além da AN te recomendo dar banho nele com Protex líquido. Tem sido melhor e mais barato. Tenta pra ver �� Boa sorte com seu barbudo!!! ��

      Excluir
  3. Oi!!! Tava lendo o seu blog, tenho a minha Luna, uma scottie de 6 anos, branca e está sofrendo a mais de 3 meses com uma crisefeia de dermatite. Desencadiou depois de uma cirurgia de Piometria. Ja levei ela a vários veterinários, usei diversas medicações. O que deu uma amenizada foi o shampoo com aveia e aloe vera e Peroxido de Benzoila. Fiquei com vontade de testar o Protex nela. Esta comendo ração de arroz e salmão, na tentativas diminuir mais a alergia. Anteriormente ela estava comendo ração de frango (fiquei pasma ao ler teu post!!! Pode ter potencializado a alergia tb da minha Luna).
    Obrigada pelas dicas, a leitura foi muito útil e norteadora!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Edilaine, o que eu posso te dizer é acabe com a ração na vida da sua Barbuda, principalmente a base de carboidratos que são um veneno para nossos alérgicos, frango tb. Se nao quiser ir pra alimentacao natural de a ND da Guaby, eh um pacote Verde, a meu ver é a racao menos pior. Experimente o Protex, tenho certeza que será espantosa a mudança na pele dela. Depois me conte se houve mudanças? Beijos e boa sorte pra vcs

      Excluir
  4. Tenho tido muito problema com o meu scottish, nao sei mais o que fazer :(
    Irei seguir os seus conselhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner, hj estou usando vinagre de maçã (deixo 5min), depois lavo com Protex líquido e uso a pomada q citei se tiver bolinhas ou machucados na pele. Gasto muito pouco e funciona bem mais 😉

      Excluir