segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Scottish e seu problema de fígado


Sumi, mas voltei. Minha vida teve muitas mudanças e por isso acabei deixando o blog um pouco de lado, mas sempre pensando em voltar e continuar a contar sobre a minha “saga” e aventuras com Pierre. Hj venho relatar algo nada legal e muito menos feliz, mas importante para quem tem um cachorro, seja um Scottish ou qualquer outro patudo. Um alerta simples e importante, algo que se eu tivesse feito, teria evitado tudo que eu e Pierre passamos no último mês. Pessoas queridas do meu coração, vcs não fazem check up? Então, façam nos seus bebês tb. Recomendo fazer um exame de sangue completo 1X ao ano, isso vai lhe custar uma consulta no seu veterinário (aqui em Floripa em média R$150,00) e o exame de sangue completo com o geriátrico, que engloba triglicerídeos e colesterol (em média R$190,00). Se eu tivesse feito isso, quem sabe tivesse pego a doença do Pierre do início. Bom, agora vou contar o que passamos, preparem o coração!


Uma noite cheguei do trabalho, caminhei com Pierre, dei comida, brincamos, tudo normal, como fazemos todos os dias da nossa simples vidinha. Perto das 22h chamei meu pequeno e o mesmo não me respondeu, não se mexia e ficou imóvel. Notei que o olhar dele pra mim estava estranho, peguei ele no colo e ele ficou (coisa que ele odeia, então vi que o negócio era MUITO sério). Notei que a barriga estava dura e estufada, com isso comecei a me apavorar mais ainda. Levei ele pra cama e o coloquei de barriga pra cima, iniciei uma massagem bem delicada na barriga dele (e ele não reagia a nada), fiquei assim por muito tempo porque ele ia fechando os olhinhos quando eu fazia, e acreditei que aliviada as dores. Foi uma noite angustiante onde tentei dar água, petiscos e nada... ele se mantinha ao meu lado (coisa que nunca acontece, porque ele gosta de ficar na dele e sem estar encostado em mim pq sente muito calor). Lembrei que eu tinha um probiótico e Buscopan, e resolvi medicar ele. Dei 1 dose do probiótico e 20 gotas do Buscopan simples (dipirona,) e fiquei observando ele, achava que o inchaço na barriga poderiam ser gases. Gente, eu só dei esses remédios porque são coisas que eu sabia a quantidade em relação ao peso dele, ok? Lembrando também que não se dá PARACETAMOL para cães, certo?

Passou o dia no trabalho comigo em observação
No dia seguinte levei Pierre na Clínica MyPack com a veterinária Maria Teresa, que é clínica geral que atende os animais da minha família,  nós amamos ela (como pessoa e profissional). No primeiro horário da manhã eu já estava com ele na clínica, ele ainda estava estranho, mas já estava andando um pouco. Fizemos um exame completo e a Maria Teresa me encaminhou para fazer um Ultrassom e um Ecocardiograma, pois notou que ele estava com sopro no coração. Até então eu só havia feito checkup nele 1x na vida, e nem lembro que idade ele tinha, acho que uns 3 anos (agora fará 9 anos em novembro/18). Ela disse que a medicação que ministrei foi a correta, e que era interessante eu dar Luftal pra ele, caso sejam gases. Fizemos os exames de sangue pré-cirúrgicos tb, e infelizmente muita coisa veio alterada, principalmente os resultados hepáticos. Mas, nisso Pierre já estava agindo de forma normal, sem nenhum sintoma, mas fomos fazer os exames na VEX Digital, na Trindade (não indico, os exames foram muito mal feitos e descritos).


Fui com o coração na mão, com medo, mas “com a certeza” que seriam apenas gases, erro meu. Fizemos os exames e na hora foi diagnosticado um “abscesso” (uma massa não identificada) no fígado dele com aproximadamente 7cm. No ECO mostrou que 3 válvulas do coração estavam com problemas. Saí arrasada dos exames e falei com a veterinária do Pierre que me indicou buscar uma cirurgiã para a retirada deste corpo estranho.


Recebi a indicação da cirurgiã Thaíse Lawall da Clínica Pet Health, fiz uma consulta de quase 1h30 com ela e resolvemos fazer umas aplicações de vitamina B uma semana antes da cirurgia. Não havia outra opção a não ser operar para fazer a biópsia e ver o que é esse abscesso. No dia que íamos começar as aplicações, acordei e vi Pierre imóvel, deitado no chão, estava tendo outra crise de dor, porém desta vez muito forte, onde além de ficar paralisado ele se tremia e gemia muito. Corri com ele pra clínica, achei que ia perder o meu preto, chorava com ele no colo dirigindo até lá (não sei como não bati o carro). Chegando, a Thaíse fez aplicação intravenosa de Dipirona com Tramal nele, disse que em 15min as dores dele iriam parar e realmente funcionou. Saí de lá e fui para a Clínica Cão.Com para fazer uma ultrassonografia, pois a suspeita era de que o abscesso na barriga dele tivesse rompido e causado uma hemorragia. No exame o abscesso parecia normal, porém havia um líquido abdominal pequeno que não dava pra saber o que era. Pierre ficou ali internado até às 17h onde fizemos o exame novamente, o intuito era verificar se havia mudança ou não no quadro. Para nossa sorte não teve mudança, porém resolvemos realizar a cirurgia para retirada do “abscesso” no dia seguinte. 

Antes consultamos com uma cardiologista, a veterinária Francine, onde fizemos um eletrocardiograma e medimos a pressão dele, que estava em 210 (o normal e indicado para cirurgia é de 160). Iniciamos com uma medicação pro coração que ajudaria a baixar a pressão e que não prejudicaria o fígado, já que sua absorção é direta (Lisinopril 5mg - 2x ao dia - é a substância ativa de um medicamento anti-hipertensivo conhecido comercialmente como Zestril. É indicado para pacientes com pressão alta e insuficiência cardíaca, uma vez que age como vasodilatador diminuindo a resistência nos vasos sanguíneos e mantendo a pressão arterial estável). O indicado era deixar a medicação reagir por 3 dias e depois realizarmos a cirurgia, mas por vários motivos, isso não foi possível e tive que correr o risco de o coração dele não aguentar.




Foto realizada durante o procedimento cirúrgico do tumor
No dia 18/09 às 13h levei Pierre para realizar a cirurgia dele. Foi um dos piores dias da minha vida. A cirurgia levou 3h e infelizmente a Thaíse não conseguiu retirar o tumor de 8cm que estava completamente aderido ao fígado dele (também estava aderido ao estômago, mas essa parte ela conseguiu “descolar”). Durante a cirurgia ela entrou em contato comigo mencionando o caso crítico e disse que se ela forçasse a retirada ele viria a óbito. Solicitei que ela “fechasse” e devolvesse meu pequeno vivo. Ela retirou um pedaço de 2cm do tecido para encaminhar a biópsia. Ao lado a foto do “monstro” que está dentro dele. Sim, é essa bola vermelha do tamanho de uma bola de tênis =(


Pós cirúrgico
Fiquei ao lado dele enquanto voltava da anestesia (é muito triste), depois levei ele para a internação na Cão.com. Lá ele ficou por 1 dia e meio. Eu levava a comida dele e ia pelo menos 3x por dia para ficar com ele. A recuperação dele foi melhor do que esperada, apesar de a pressão dele continuar oscilando de 160 a 210, mas mesmo assim recebeu alta antes do tempo. Foram dias de muito sofrimento para nós dois... ele odiando aquele macacão cirúrgico da foto e tomando vários remédios, e eu só chorando, perdi 7 kilos em 2 semanas (ele continuou comendo bem, para meu alívio).

Pierre com 24h do pós cirúrgico
Recebi um carinho IMENSO de muitos amigos, que sofreram comigo nessa angústia dos 10 dias até a chegada do resultado da biópsia. Alguns anjos me ajudaram financeiramente, arrecadaram R$3100,00 para me ajudar com os custos que eu tive, que chegaram a quase R$6000,00 em 2 semanas. Nesse período dediquei meu tempo à ele, fizemos tratamentos espirituais (Reike a distância e Imposição de mãos feita por 5 dias consecutivos por uma tia minha na qual respeito muito), a alimentação foi sem carboidrato (muitos estudos provam que o câncer se alimenta de carboidratos/açúcar) e fiz um caldo (carne, tomate, cenoura e salsinha) para manter ele bem nutrido e sem forçar o fígado dele. Antes ele comia 1x ao dia, passei a dar 3 refeições nesse período para não estufar a barriga dele e pela quantidade de remédios que estava tomando também. 


Com 10 dias de cirurgia, fomos tirar os pontos. Chegando lá a Thaíse olhou pra mim, toda arrepiada, e me falou: “Nunca vi um caso como o do Pierre, ele é um milagre, jurava que a biópsia daria como resultado um câncer maligno, mas não, ele tem um tumor benigno que iremos tratar apenas com medicação”. Meu coração voltou a bater, comecei a chorar (de alegria) e a esperança voltou. Uma alegria em saber que meu pequeno poderá viver mais um tempo comigo foi indescritível, só teremos que tratar ele para o resto da vida.

Barriga antes de tirar os pontos
Neste mesmo dia finalizamos os remédios pós cirúrgicos e começamos a tomar remédios para tratar o fígado e tentar reduzir essa fibrose criada. Fibrose? Sim, a biópsia disse que esse tumor deve ter surgido de uma pancada que ele possa ter dado, na qual o fígado teve um processo de auto regeneração criando esse tumor. Louco? Demais! Mas antes isso que um câncer maligno (se fosse, o tratamento seria quimioterapia).
 
Pierre e eu

Atualmente ele está tomando essas medicações: SAMe 200mg (é conhecido por ajudar a melhorar o humor, mas exerce um importante papel em como você se movimenta e sente. Ajuda a suportar a cartilagem, a substância "acolchoada" que atua como amortecedor nas articulações. O SAME inclusive demonstrou suportar o fígado e sua função de limpeza), HepVet 30g (suplemento vitamínico - é um produto formulado especialmente para auxiliar no metabolismo de gorduras e proteínas. Contém nutrientes que agem sinergicamente, favorecendo os processos fisiológicos e a ação da Glutationa), Silimarina 300mg (é um excelente hepatoprotetor natural, responsável por proteger o fígado de várias doenças ou toxinas que podem causar danos hepáticos. Também age de forma benéfica nos distúrbios gastrointestinais e auxilia na melhora da digestão), Vitamina E e Omega 3 (ambos são anti-oxidantes que ajudam na redução do tumor). E para o coração foi mantido o Lisinopril (2x ao dia), pois o foco é tratar primeiro o fígado, depois focarmos no coração, porém esse remédio iria ajudar um pouco. Essas medicações foram prescritas de acordo com o peso dele (13kg). Ele tomará até dezembro/2018 e daí então iremos refazer todos os exames para verificar se teve alguma melhora na situação dele. Em dezembro conto pra vcs! 

10 comentários:

  1. Loira, estaremos sempre juntos, preto azulado é nosso.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo querido, sim Pierre é nosso 💙 O cão mais preto do mundo

    ResponderExcluir
  3. Mirela, emocionante relato!Obrigado por compartilhar.Torcendo muito por vcês!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço todo o carinho que vc nos deu naqueles dias! :* querida

      Excluir
  4. Sempre pensando em vcs dois

    ResponderExcluir
  5. Oi Mirela, tudo bem ? Me chamo Thais, conheci seu blog a pouco tempo depois que adotei o Scott, meu amorzinho que é da cor trigo. Li este artigo no trabalho e foi impossível conter as lagrimas, mas ao mesmo tempo a felicidade em saber que no fim o tumor não era maligno e que o Pierre e você estão bem, parabéns pela força que tiveram! Já fiz sessões de Reiki presencial e a distância mas nunca imaginei que ajudariam os cães também, muito bacana! O Scott tem 6 meses e lendo os post no blog encontramos várias coisas que eles tem em comum e diferentes também, vou mandar tosa-lo com o Jorge, será a primeira tosa dele, ele está bem peludinho mas fiquei com medo de mandar em qualquer lugar e não saberem fazer a tosa correta para a raça, mas agora vou mandar ele ir com tranquilidade. Enfim, espero que dê tudo certo com o tratamento do Pierre e vou continuar a acompanhar o blog, muito obrigada por todas as dicas e por compartilhar conosco suas experiencias com o Pierre!! Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais, tudo bem? Poxa, obrigada pelas palavras e pelo feedback.vcs moram em Floripa? Se sim, vamos combinar um dia numa pracinha oara nos conhecermos 😉 Agora voltarei a postar novamente e esperosempre agregar em algo 💙😘 Sobre o Reike, não sou eximia conhecedora, mas tem tratamentos a distancia sim e vou te dizer que acho que foi algo espiritual que reverteu esse monstro no meu Pi. Beijo meu e lambida na orelha de Pi

    ResponderExcluir
  7. Oi Mirela, tudo bem ? Desculpe a demora no retorno. Nós moramos em São José! Vamos combinar sim! Me manda um e-mail com seu número, assim podemos conversar por whats e combinar! Estou passando aperto com Scott, ele machucou a unha a 15 dias, tentamos evitar que ela fosse retirada com medicamentos mas não teve jeito, e hoje ele terá que fazer um procedimento cirúrgico para remove-la, esta sofrendo tadinho e mancando. Estou trabalhando com o coração apertado :(
    meu e-mail é thaisalmeida44@gmail.com .

    ResponderExcluir
  8. Estou a procura de uma fêmea preta.

    ResponderExcluir