quarta-feira, 22 de junho de 2011

Um pouco mais sobre a tosa do Scottish Terrier

A tosa do Scottish é algo detalhado e como mencionei no post anterior, pouco conhecido. Por isso, resolvi entrar em detalhes.

Muitas pessoas dizem que preferem o Pierre peludão e me questionam porque faço a tosa dele. O propósito de se tosar um Scottish Terrier consiste em acenuar sua aparência vigorosa, forte e truculenta que os diferencia de todas as outras raças. A aparência é compacta, com a cabeça em formato de tijolo, crânio plano, porém, sem ângulos abruptos. O padrão de aparência da AKC não admite cães com pelagem "fofinha", nem pelagem encaracolada.

Vamos aproveitar o comentário para falar sobre Escovação
A escovação não é algo específico dessa raça, todo animal deve ser escovado regularmente para eliminar os pêlos soltos e quebradiços. Além do que o Scottish, se estiver peludo e sem a dosa, tende a ficar com o pêlo crespo na cabeça.


Algumas partes do Scottish tendem a embolar com facilidade, são elas: atrás dos cotovelos, axilas, partes internas das coxas.

As sobrancelhas e barba devem sempre ser escovados em um único movimento, em direção à ponta do focinho. Após a escovação, um pente pode ser utilizado para remover fios soltos que eventualmente permaneceram em meio aos demais. Esta técnica é bastante estimulante e propiciará o crescimento denso de novos pelos, uma vez que o couro é massageado.

O Pierre adora a hora do banho e gosta muito de ser penteado, exceto no bigode que ele fica tentando morder a rasqueadeira. Algumas pessoas não gostam de usar a rasqueadeira porque nos petshops costumam machucar o couro do bichano devido a força exagerada utilizada na escovação.
Modelo padrão de rasqueadeira
Como falei, o Pierre gosta tanto que me ajuda levantando os braços e fica paradinho de barriga pra cima para que eu penteie ele totalmente. Eu acho que temos que ter cuidado para não machucar os peludos, mas ele é ótima para deixar eles completamente sem nó.


Tosa  Higiênica
Recentemente levei o Pierre no veterinário e o mesmo disse que devemos manter o Scottish com a tosa higiênica, principalmente o macho que geralmente tende a espirrar xixi no pêlo. Porém, quase todos enfatizam que não se deve raspá-los, alegam que os cães se sentam em todo lugar, cavam buracos, enfim, têm contato direto com o chão, terra e germes, e esses pêlos na genitália fazem o papel de
barreira natural contra as impurezas do ambiente.
O veterinário mencionou que para o Pierre (por ser macho) devo manter os pêlos da ponta do pênis dele e ao redor do mesmo bem cortados, pois com o acúmulo de urina pode infeccionar e criar bactérias.
Nesta foto o Pierre foi raspado, como sempre ¬¬
Os detalhes marcantes do Scottish estão na face
Orelhas
Tosam-se bem curtos os pêlos das "costas" das orelhas, mantendo-se os tufos de pêlos da parte interna aparados até as beiradas de cada orellha. Lembrar que os pelo da parte interna  das orelhas também servem como barreira natual às intempéries e aos germes. O Pierre nunca deixaram os tufos, sempre tosaram todo o pêlo da cabeça (o que me deixa muito irritada).

O Scottish tem orelhas muito acentuadas e grandes, e por estarem sempre "alertas" tendem a aculumar mais sujeiras. Limpo as do Pierre com um produto chamado "Otodem Auriclean" (custa em média R$20,00, tem um cheiro de pêssego muito bom e é usado em todos os veterinários que fui até hoje) com um punhado de algodão. Sim, enfio o dedo dentro da orelhinha dele e limpo bem, mas com muita delicadeza, claro. Faço essa limpeza de 15 em 15 dias e elas sempre estão sujinhas, ele não gosta, mas é importante. 

Sobrancelhas
A tosa bem feita das sobrancelhas é algo que diferencia os scotties dos demais cães, além de lhes dar uma aparência charmosa e distinta. As sobrancelhas devem ser tosadas em formato de triângulo e ficarem grossas para que haja pêlos suficientes para se projetarem para frente e por cima dos olhos. Eu, particurlamente, não gosto da sobrancelha sobre o rosto do Scottish, por isso preciro manter elas aparadas, que fica lindo também.

Elas são tosadas com bordas grossas no centro, que se afinam à medida que seguem na direção oposta. Penteiam-se as sobrancelhas simplesmente para frente, em direção à ponta do focinho.


Barba e Bigode 
Simplesmente não deixem cortar, pois é a principal característica da raça. Os pêlos serão compridos: o bigode penteado para frente e para baixo, e a barba será penteada para frente, em direção ao queixo. Tosar com tesoura, somente os pelos da cara, abaixo dos olhos em direção ao pescoço às orelhas.

O corpo do nanico
O Pescoço, ombros, laterais e costas podem ser tosadas à maquina, mantendo-se os pêlo bem baixos. Começe a tosa de cima para baixo, das costas das orelhas, descendo pelo pescoço, e em direção à cauda. Algumas pessoas não tosam nas costas, deixando assim o pêlo se juntar a saia.

Novamente, a partir da cabeça, desça a máquina por trás do pescoço, passando para a frente da garganta, e descendo até o osso externo, no  peito. Desse ponto em diante, os pelos serão mantidos compridos e darão parte da  "saia". Observe:
1- Tose com a lâmina 10
2- Tose o corpo com a lâmina 5 ou 7


Observe o peito do animal, deve ficar em forma de triângulo. Outro fator chave na raça, já que dizem que por ser de origem escocesa ele deve ter a "saia". A saia é longa fica naturalmente em volta de todo o cão até alcançar o chão. Os pontos estratégicos para ajudar marcar a altura da saia são: o peito, no tronco, na metade das costelas, nas pernas dianteiras, um terço abaixo dos ombros, nas pernas traseiras, um terço abaixo do acetábulo do fêmur.

Os pêlos da linha de encontro entre a saia comprida e a tosa baixa nas costas precisam ser cortados a tesoura, para que a transição seja suave, senão seu cachorro vai ficar com uma saia "balonê" bem engraçada e nada terrier (não conheci NENHUM petshop que faça isso).

Nunca se esqueça, não tose a saia, no máximo apare as pontas. Ela demora MUITO para crescer nos Scotties. O Pierre tem 1 ano e meio e até hoje não tem uma saia cheia e comprida.

Cauda
Os scotties têm o rabo longo e bem ereto. Um bom comparativo para não errar na cauda é uma "cenoura", ou seja sua base será larga e a ponta fina. Quando a cauda é tosada com máquina, não é possível manter a proporção (grossa na base e fina na ponta), e assim o rabo fica fino demais, destoando do restante do corpo. A cauda em formato de cenoura dá um acabamento importante para a estrutura "forte" e "troncuda" do Scottish Terrier. 

Rabo extremamente fino e completamente raspado
Os petshops de Florianópolis SEMPRE passam máquina no rabo, conforme podemos observar em uma das tosas do Pierre. Cortaram muito a barba também, essa foi uma das piores vezes (Petshop Patas e Pêlos - Trindade).


Aparar as Unhas
Peço que todos prestem muita atenção quando forem cortar as unhas dos Scottish. Geralmente elas são pretas e não conseguimos ter ideia de onde se encontram os vasos sangüíneos que precisam ser preservados. Abaixo coloquei uma imagem que ilustra como a "carne" fica próxima da ponta da unha.

Ideal é ter um cortador de unhas para cães (vendidos em casas veterinárias e sites especializados) e cortar cada unha somente em sua parte transparente, para que não haja sangramento. Um cão que passeia todo dia, pelo menos 30 minutos de cada vez, raramente precisará ter suas unhas aparadas, a não ser as unhas laterais que não costumam ser gastas, como é o caso do Pierre. 

Eventualmente levo ele para cortar apenas as unhas laterais que já chegaram a ficar grandes demais e quebraram causando um machucado bem feio no dedinho dele (descuido meu por  não ver, já que a unha fica escondida entre os pêlos). 
Cortador de unha canino R$27,90

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O famoso pêlo de arame...

No post anterior falei da preferência das pessoas pelo Scottish preto, certo?! Então, agora vocês vão conhecer um pouco mais sobre essa pelagem BEM diferente.

É engraçado ver a reação das pessoas quando vêem pra alisar o Pierre, olham para esse barbudo lindo e quando tocam (é quase que unanimidade): "O pêlo dele é duro, né?!".
Sim, e isso tem uma explicação. O Scottish tem uma pelagem dupla, bem aderente ao corpo, com sub-pêlo curto, denso e macio, e uma capa exterior mais dura, formando uma proteção impermeável, o que eles chama de pêlo de arame.

É uma raça de origem escocesa e por isso, tem uma pelagem para que se adequar ao frio e a neve; ela evita que a neve penetre com facilidade na pele do animal, ou seja, protege melhor do clima adverso das Terras Altas.
          
Uma curiosidade: como é difícil achar pulgas, pois quase não conseguimos chegar até a pele do bichano, ainda mais quem tem Scottish preto como eu, uma missão quase impossível. Por isso, utilizo um remédio todos os meses na nuca do Pierre, assim ele fica protegido.

Apesar de ser um cachorro de neve, ele adora água. Scottish adora nadar, afinal, eles adoram bagunça em qualquer lugar. Mas não se esqueçam de secar MUITO BEM o animal depois de nadar, pois eles custam a ficar secos.
Pierre com 1 ano de idade nas dunas da Praia da Joaquina.
A tosa é algo bem complicado, poucos lugares sabem fazer uma boa tosa. O Pierre agora está bem peludo porque estou esperando crescer o pêlo para ajeitar as barbeiragens que fizeram no meu pequeno. Eles ficam LINDOS igual, mas perdem muito a característica da raça, o topete fica crespo, a cabeça parece ainda maior, mas fica praticamente um urso =)

Pierre com mais de 2 meses sem tosa
Poucas petshops (de Florianópolis, pelo menos) conhecem a tosa correta do Scottish e acabam fazendo uma tosa padrão que fazem nos Cocker spaniel e Schauser, como as tosas das fotos abaixo.

Cocker Spaniel Americano & Schauser
No Scottish o pêlo é mais comprido nas patas, na parte inferior do corpo, na barba e nas sobrancelhas. Na parte inferior o pêlo formará uma saia, a chamada saia escocesa. O Pierre tem 1 ano e meio e infelizmente a saia dele não está crescendo (COOOOMO DEMORA), por isso coloquei uma foto qualquer para ilustrar como ele deverá ficar em breve =D

Scottish com a famosa saia escocesa.

Achei um vídeo que explica bem direitinho a tosa correta do peludo, e vocês podem conferir nesse link.

E as cores?! São apenas 3: preto, brindle (tigrado) ou trigo (bege).

Brindle & Trigo & Preto
Vamos pela ordem da foto...
O Brindle é também conhecido como tigrado, apresentam várias nuances de cor, sempre mesclando listas marrons, cinza, pretas e trigo. Não tem um padrão nessa cor de pelagem. Das cores é a menos valorizada na hora da venda. É a cor que eu, particularmente, menos gosto, porém é a que eu mais vejo nas ruas. Os que são MUITO tigrados parecem que são pretos, mas grisalhos, é engraçado.

Scottish Terrier cor Brindle
O Trigo ou trigueiros apresentam pelagem uniforme, assim como os exemplares das demais cores, e a sua cor apresenta nuances mais claras ou mais escuras, variando de bege claro, até bege escuro. Alguns criadores alegam que os cães de cor trigo aparentemente têm a pelagem mais brilhosa que os demais (DISCORDO: eles meio foscos, e acho que o mais brilhoso é o preto).
A cor branca não tem sido relatada como aceita pelas associações de criadores, e é bastante rara, só é aceito pequenas mechas no peito e nas bochechas, ou no queixo. Muitos cães de cor preta ou brindle apresentam pintas ou mechas brancas ou prateadas em sua pelagem (o que é normal e não se deve penalizar). Eu acho que é uma cor mais delicada, olho pra eles e parece que sempre são fêmeas (rs).

Scottish Terrier cor trigo
 
E finalmente o Preto que é a cor padrão da raça e por isso também acaba encarecendo mais na hora da compra. Eles são tão pretos que brilham muito, a pelagem é deslumbrante e são quase azulados, de tão pretos. É a cor mais linda de todas, porém cuidem muito, com a exposição ao sol eles começam a ficar avermelhados, assim como o Pierre.

Pierre já com a pelagem levemente avermelhada na barba e no peito.
Observação:
Pesquisei e li sobre relatos de Há relatos de scottish terriers cinzas, além de brindles que apresentam cores intensas, ou com mechas grandes. Eu nunca vi com essa coloração, mas os criadores tem um padrão de cor e não costumam aceitar essas misturas de coloração.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quem tem é apaixonado pela raça, não tem como negar.

Achei interessante comentar sobre alguns dos maiores amantes de Scottish Terrier assim como eu. Consegui achar alguns casos bem interessantes, vamos lá:

Alguns presidentes:

  • George Bush:
O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush tem um casal ScottishTerier: o Barney (30/09/2000)  e a Miss Beazley (28/10/2004). Devido ao fracasso de sua campanha eleitoral, a assessoria de marketing de Bush resolveu investir em campanhas utilizando o Barney como peça chave.

Bush & Barney | Primeira dama & Miss Beazley
Além de ter tipo participação especial em 9 filmes, são inúmeros os videos com o pequeno Barney, aproveitaram todo o charme e o jeito engraçado desse barbudinho para chamar atenção do povo, E FUNCIONOU! No Youtube existem milhares de vídeos das campanhas eleitorais feitas com o Barney, quem quiser conferir é só pesquisar: http://www.youtube.com/watch?v=cDPEJT4zrkA. Pobre da Miss Beazley era apenas uma coadjuvante (risos). E para fechar com chave de ouro, o Barney tem um site, confiram: http://georgewbush-whitehouse.archives.gov/barney/

Barney & George Bush
  • Franklin Delano Roosevelt:
Mas parece que não foi o único presidente apaixonado pela raça, o presidente Franklin Roosevelt também apreciava a raça e tinha uma chamada Fala. Sendo uma raça muito companheira, Fala se tornou muito conhecida por estar constantemente na companhia de seu dono, até mesmo nas mais importantes reuniões, como quando foi assinado o Tratado do Atlântico em 1941. 
Franklin Roosevelt & Fala

Roosevelt chegou a escrever a biografia da cachorra, chamada "The True Story of Fala". Não bastava um livro sobre sua fiel escudeira, Fala ganhou ainda uma estátua no Franklin Delano Roosevelt Memorial em Washington, onde a mesma foi colocada ao lado de seu dono.

Franklin Roosevelt & Fala - Memorial em Washington
Alguns artistas:
 Bette Davis & Tibby | Duffy & Julie Andrews 

Outras celebridades:

Eva Braum (esposa de Hitler) & Stasi e Negus | Jackie Kennedy & Hoochie

E as brasileiras também adoram:

Lavínia Vlasak & Ataulfo | Sabrina Sato & Boca

Tem algumas outras celebridades nem tão conhecidas, outras como a Liza Minnelle dona de uma fêmea chamada "Lilly" que eu infelizmente não achei nenhuma foto. Mas deu pra ver que quem tem é APAIXONADO, assim como eu =x Por isso, nada mais justo que uma foto minha com o meu Scottish também, né?! Quem sabe um dia viro alguém importante... se bem que posso não ser importante no mundo da fama, mas com certeza sou importante pra ele.

Mirela & Pierre

Vocês prestaram atenção nas fotos? Podem observar que a maioria deles optaram pelo Scottish preto, que por acaso é a cor característica da raça ;) Mas isso é assunto para um próximo post...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O começo...

Esse é meu primeiro Blog. Adoro escrever, apesar de ser muito comunicativa, as palavras me ajudam a expressar meus sentimentos. Por isso, sempre pensei em fazer um blog, mas nunca achei um tema que me fizesse sentir vontade pesquisar, escrever... ou algo interessante para disseminar para você e para o mundo, agregar conhecimento para alguém. 
Pensei e hoje me veio uma luz: "Como não pensei nisso antes?!"
Olhei para o lado e esse serzinho estava me olhando e na sequência me deu uma baita lambida na orelha... 

<= Jean Pierre

Pensei: "Por que não?!"
Pouquíssimas pessoas conhecem essa raça surpreendente e ele é a coisa que eu mais amo no MUNDO. Resolvi que vou contar para vocês o que vivo e vivi com esse neguinho chamado Jean Pierre. Estou sempre pesquisando e lendo sobre os Scottish Terriers e agora contarei todas as peculiaridades dessa raça. As coisas boas e as menos boas, porque, como tudo na vida, nada é perfeito (rs).
Infelizmente não tenho como fazer posts em ordem cronológica, porque ele sempre faz uma das suas e descubro coisas que sinto vontade de compartilhar na hora.
Espero dividir meu conhecimento e trocar umas ideias com vocês também ;)
Beijos meus e muitas lambidas do Pierre...