terça-feira, 19 de julho de 2011

Literalmente, um gênio de cão!

Sabe aquela expressão: "Um gênio de cão"?! Então, parei pra pensar e só agora eu consegui entender essa expressão, e com certeza se espelharam no Scottish Terrier. Saiba pq...

O Scottish, como bom terrier, é um cão extremamente valente e ativo. Muito ágil e versátil e segundo seus admiradores, poucos conseguem manter as qualidades de temperamento na caça como o Scottish. Além de desentocarem suas presas, muitas vezes podem ser usados como auxiliares na caçada com armas de fogo, buscando a caça após o abate ou mostrando a caça para o seu dono. Estes cães são destemidos e determinados ao ponto de serem um pouco difíceis de treinar pela sua teimosia. ACONSELHO: adestrem ele desde pequeno, porque eles tem uma grande dificuldade de obedecerem. Fazem o que querem, na hora que querem, mas aprendem rápido demais e adoram fazer uma pirueta para ganhar um petisco.



 Ele adora dar a pata e rolar por um petisco



Até em função de ter mantido suas características primordiais, o Scottish pode dar alguma dor de cabeça ao seu proprietário com sua necessidade de exercitar suas habilidades de ‘toqueiro’. Se existir um jardim, certamente ele será escavado pelo Scottish.

 E como eles cavam...

São cães bastante alegres e de temperamento bem forte. Sua personalidade forte e valente pode também ser uma característica que dificulte a convivência com outros cães e mesmo entre cães do mesmo sexo, talvez seja por isso que tenha ganho o apelido de "Galo do Norte". DISCORDO: Apesar de super ciumento, o Pierre se dá super bem com outros cachorros, e adora fazer uma farra com eles. Claro que com machos as vezes rola uma briga, até porque eles disputam pra ver quem é o líder, mas ele se interessa mais em brincar do que brigar.


Seu relacionamento com crianças pode ser complexo, uma vez que apesar do tamanho e de sua aparência de pelúcia não são absolutamente cães de ‘colo’ e realmente podem acabar revidando com mordidas as brincadeiras mais violentas das crianças. DISCORDO: Pierre adora crianças, e por ser forte se dá super bem com as crianças, pois elas não medem a força quando brincam e assim ele não reclama e ADORA. Outra vantagem é que o Scottish aguenta o "pique" das crianças, assim ambos gastam a energia juntos e depois dormem como uns anjos. Acredite!

 Pierre e seu amigo, Gaby passeando no aeroporto de Florianópolis

São muito úteis como cães de alarme, uma vez que não costumam deixar passar o menor movimento estranho em seu território. Não tem nem como, né?! Com uma orelha daquele tamanho =x

Por experiência própria, não recomento o Scottish Terrier para apartamento, pois eles são ativos e brincalhões. ACREDITE se você não gastar essa energia ele vão destruir tudo o que ver pela frente quando estiver entediado. O ideal é que eles tenham um bom espaço, um jardim onde possam extravasar a muita energia que possuem. Bastante brincalhões, o temperamento deste terrier tende a mudar ao longo da vida, tonando-se mais reservado com o passar do tempo, tornando-se um verdadeiro "lord escocês". 

Ele amou correr solto nas dunas da Joaquina

Os Scotties são bons cães de alerta, mas, apesar de serem corajosos, não servem como cães de guarda. Eles tem um latido grosso e forte que assuta as pessoas, mas estão apenas tentando chamar atenção. São bastante carinhosos com a família humana e geralmente escolhem o dono entre a família e costumam afeiçoar-se mais a essa pesso. Não gostam de colo, mas estão sempre coladinhos na gente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário