segunda-feira, 18 de julho de 2011

Era uma vez...

Na cidade escocesa de Aberdeen, viveu no princípio do século XIX um senhor chamado Van Best, considerado, durante muito tempo, o melhor criador de um terrier especial, muito hábil para caçar na toca. 

A história do Scottish Terrier confunde-se com a história dos outros terriers escoceses: o Skye Terrier, o Cairn Terrier e o West Highland White Terrier. Estas três raças consideradas atualmente como independentes, tiveram um passado comum e foram durante séculos conhecidas apenas como Aberdeen Terrier



Este nome foi conservado até 1887, quando finalmente eles passaram a ser chamados de Scottish Terrier. Até ao final do século XIX, os cães deste grupo eram de fato cruzados entre eles, sendo que na mesma ninhada podia-se encontrar os vários tipos de terrier. A única exigência dos donos na altura era a de os cães cumprissem o seu papel de exterminadores de roedores.


Os primeiros pedigrees tem data de 1887, o que indica, principalmente, o começo da seleção que fez do atual Scottish Terrier um cão muito mais refinado que criado por Van Best. Por isso, além de ser uma das raças terriers mais antigas da Escócia, foi desenvolvida para tornar-se um cão de caça, desentocando as presas para seus donos, já que a caça, naquela época, era uma atividade primordial, respeitando ainda as exigências dos lordes, de não terem um grande cão caçador. 

Este terrier conserva as aptidões especiais para a caça de animais nocivos: a potente musculatura da traseira e a brevidade dos membros permitem-lhe uma rapidez notável nos caminhos subterrâneos e tocas. No entanto, hoje é considerado um cão para companhia e guardião de casa.

O Duque de Porthlhand foi um grande amante da raça e divulgador da mesma, sendo por estas razões o Presidente do Scottish Terrier Club. o Scottish Terrier Club foi formado em 1882, um ano após o primeiro padrão da raça ser redigido, e apenas três anos após o início da raça como a conhecemos hoje pelo Capitão Gordon Murray. Ele foi fortemente apoiado pelo fundador e primeiro presidente do The Kennel Club, Evelyn Shirley.

Entre 1920 a 1940 a raça tornou-se muito popular em todo mundo, a ponto de ter sua figura estampada em rótulos de garrafas de uísque (junto com West Highland White Terrier) tornando famosos.

 Uísque - Black and White


Não demorou muito após o aperfeiçoamento da raça, para que os Scotties se tornassem uma das raças mais famosas a nível mundial. Em 1936, foi a terceira raça mais popular nos Estados Unidos. Embora elas não ficar permanentemente na moda, eles continuam a desfrutar de um estado de popularidade com um grande segmento do cão-dono pública em todo o mundo. Vários presidentes norte-americanos e estrelas de hollywood adoptaram um Scottish Terrier como cão de companhia. Contudo, tão rapidamente como chegaram ao topo, os Scotties perderam a popularidade. 

Atualmente é uma raça pouco conhecida nas ruas brasileiras e facilmente confundida com o West Terrier que recentemente se destacou na mídia com a propaganda da "IG", e também pelo Schnauzer que apresenta a coloração preta.

 West Terrier & Schnauzer preto
A paixão dos escoceses por este cão é tão grande que gerou a frase:  
"Já existiam escoceses nestas planícies quando a Europa ainda estava sob domínio romano".  

6 comentários:

  1. Show Mi!! Otimo blog!!!! Muito interessante! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê... espero que as pessoas conheçam mais sobre os Scottish. Vou me empenhar mais! =)
      Conto com a sua participação.
      Beijo grande

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Vi seu adesivo no carro...ameiiiiiiiiiiii
    Você que mandou fazer? Você tem pra vender?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, não fui eu quem fez o adesivo, mas posso replicar e te vender um sim.
      Que bom que gostasse... é único!!!!
      Se tiveres interesse me avise que negociamos...
      Beijo

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir