quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Energia de sobra? Estimule a inteligência de seu Scottish....

Acúmulo de energia é uma coisa complicada. Temos o nosso dia-a-dia e nem sempre podemos nos dedicar aos nossos cães até ele cansar.

O Pierre é hiperativo, fica sozinho em um apartamento de 40m2 por mais de 8h por dia. Achas que ele vai ficar entediado? ÓBVIO que SIM! E o que acontece? Ele busca coisas diferentes para gastar a sua energia e se divertir... eu sei disso, mas mesmo assim choro quando ele come o estofado do meu sofá novo, ou come um livro da minha estante.

Conversando com minha amiga Marina Medeiros (psicóloga canina da Pradog) e com meu amigo Max Azevedo (adestrador), busquei alternativas diferentes para que o Pierre brinque e se distraia.

Fiz alguns teste e com o passar dos dias vou postando eles. A primeira ideia foi pegar uma abóbora, ele é dura, rola e isso chama a atenção do cachorro, e comprovei isso.


Indico que você estimule o animal, mostre pra ele que é pra ele brincar. Eu fiquei rolando a abóbora de um lado para o outro, assim ele percebeu que poderia brincar com ela. Eu só não esperava que ele fosse comer a abóbora e comeu bastante.


Quando você chegar em casa, retire a abóbora e os brinquedos, mostre ao seu cão que ele deve brincar apenas quando está sozinho, até porque o cão tende a enjoar dos brinquedos. Sempre que der, mude os brinquedos, alterne para ele "sentir saudade" dos brinquedos.



PROBLEMA: Tivemos apenas um probleminha. Dei a abóbora dois dias consecutivos para o Pierre e acho que ele comeu demais. No segundo dia ele passou mal e vomitou um pouco. Logo ficou bem e voltou ao normal. Falei com uma nutricionista caninca que me disse que a abóbora não faz mal, porém nada deve ser dado em excesso ao seu bichano.

INDICO: Esse link fala sobre Enriquecimento Ambiental para Cães (Alimentar), ou seja, faça seu animal brincar e se alimentar ao mesmo tempo. Pegue algumas dicas para fazer para o seu peludo.

3 comentários:

  1. Olá,

    Sou adepto da alimentação natural, meus cães há 4 anos só vão ao Vet para vacinas e vermífugos.
    Evito porém abóbora por , na digestão, gerar alta quantidade de glicose. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ely,
      Eu estou pensando em aderir para alimentação natural também, mas não fui informada dessa questão da glicose. Bom saber....
      Indicas algum outro alimento para esse tipo de "brincadeira"?
      Abraço meu e lambidas do Pi

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir