segunda-feira, 28 de maio de 2012

Qual a melhor guia?

Que o Scottish é difícil de adestrar todos nós sabemos, mas a guia sempre ajuda muito.

Durante os quase dois meses que eu e o Pierre fizemos adestramento com a Marina Medeiros da Pradog, aprendi um pouco sobre guias e quando usá-las. Não riam em eu ter falado que também fiz o adestramento, porque é fundamental que o dono saiba como agir, falar, se portar. Aconselho a participar SEMPRE e de todas as aulas de adestramento, além de ser super divertido é muito importante. Acho que esse acaba sendo o maior problema com os cães, usar a guia certa para cada momento.

O Pierre teve algumas guias...

Como todo leigo, começamos com uma guia normal, uma Coleira com uma guia retrátil.

O que falar dessa experiência?! Ele estourou 3 das guias retráteis, isso que comprei uma para cães de 10 a 15kilos (Pierre pesava 8kilos) e não adiantou, os trancos que ele dava estouravam o mecanismo interno que puxa a guia de volta. E outra vez ele arrebentou a corda com a força e fugiu, quase me matou do coração. Fora que é um erro você querer ser o líder da matilha deixando o cão andar há metros na sua frente.

Acabei comprando uma peitoral achando que ele ficaria mais confortável e com certeza, foi o meu maior erro. A guia Peitoral induz o cão a puxar. Para Scottish (ou qualquer cão dominante) eu aconselho usar apenas com o cinto de segurança no carro (perfeita), ou então para andar de roller/skate, porque dai o cão PUXA MESMO e faz jus a sua função!

Quando começamos o adestramento, tentamos a guia do tipo Enforcador... Infelizmente não deu muito certo, ele melhorou um pouco nas caminhadas, mas eu não gosto de ver o cão se engasgando, acho uma forma "agressiva" de ensinar o cão a andar do lado sem puxar.

Ela é bem simples e completamente ajustável, conforme você pode observar na foto acima. Apenas uma pequena trava preta logo cima da cabeça. Um tempo depois o meu capetinha acabou comendo essa trava e a guia agora não tem mais como ser usada =( Até isso que comeu, acho que não gostava mesmo! hehe

As dicas para usar essa guia são duas: deixar a guia curta o bastante para que ele ande ao seu lado e não na sua frente. A outra dica é deixar o cão na lateral esquerda e a guia na sua mão direita, sendo que a guia deve passar por trás das suas pernas. A ideia é que cada vez que o cão puxe, a guia trave naturalmente na sua perna e automaticamente dê a correção nele.

Como mencionei, o resultado estava sendo muito lento, ele não parava de puxar mesmo se afogando a cada 10 segundos. Tentei por quase 3 semanas e resolvi uma outra alternativa, a guia Gentle Lider.

A Coleira Gentle Leader ajuda as pessoas a terem um rápido, gentil e eficaz meio de controlar o comportamento indesejado em um cachorro, e o melhor de tudo: sem enforcar, machucar ou dar choques no seu bichano. Devido a ela ser desenhada científicamente para utilizar os instintos naturais dos cães, o comportamento muda em minutos - e não semanas! Ela fica no pescoço e no focinho do cão. Muitos questionam se é focinheira, e NÃO, NÃO É! Ela não tranca o focinho o cão, apenas auxilia na condução do mesmo.

Achei o máximo e vi que o negócio funciona depois que vi o Pierre sendo guiado por uma criança sem jeito algum para lidar com um cão como o Pierre, veja na foto abaixo:


Neste site explica direitinho como ajustar a Gentle Lider nos seu cão. O Pierre usa tamanho M, ele tem 11,2 kilos, ok? ;) Fica perfeita nos nossos nanicos!!!!! CONSELHO: comprem a preta para ficar da mesma cor deles (se forem preto ou brindle, claro), porque as pessoas acham ela "agressiva" por parecer uma focinheira. Sendo preta ela qse não aparece e as pessoas não PENTELHAM! (acreditem, ouço muitas críticas das pessoas leigas)

Mas não se esqueça de colocar um colar/gargantilha com uma placa de identificação no seu cão. As guias são importantes, mas muitos cães escapam e se perdem, e nada impede de usar a plaquinha com o nome do cão e o telefone de identificação do dono. O Pierre já tem a sua e olha que charme que ele ficou!!!!


22 comentários:

  1. kd o Pierre??
    Só to vendo um borrao preto com um ossinhode metal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, o Pierre é pretinho mas dá pra ver bem ele sim... não fala assim do meu neguinho!!!! ehehehe

      Excluir
  2. Nossa Mirela!!Seu post foi mais do que util! Tive as mesmissimas experiencias que vc, com o Bryan, e acabei voltando pra peitoral, pois as de pescoco ele ficava engasgando e continuava puxando da mesma forma! Vou procurar essa coleira com certeza..As vezes nem ligo dele puxar, pq acaba me ajudando a fazer as caminhadas com ele,numa otima velocidade...rsss...mas tem horas que essas puxadas se tornam perigosas, dependendo de onde estamos, numa rua movimentada por exemplo..Muito obrigada mesmo! E tb ja vou aproveitar e ir atras da plaquinha de identificacao, isso é muito importante! Bjos queridaaa em vc e no Pierre lindoo de viver..
    Roxy Perrotta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roxy querida, que bom que gostasse!!! Te digo que essa semana resolvi colocar a peitoral no Pierre e melhorou muito (depois de mais de 1 ano com a gentle lider). Ele ainda puxa, mas hoje é controlável, e vou intercalar entre as duas para ver a reação dele... ele vai ter que entender que se puxar volta para a "guia da tortura"!!! hehehehehe Boa sorte com os seus lindos, Terry e Brian! ;)

      Excluir
  3. Mirela, tenho uma filhote de Scottish Terrier. Ela esta com 65 dias. Nao para de me morder. Ja ate tive que dar ponto na boca. Ela ta brincando e de repente avanca na minha boca ou nariz. Pensei em me desfazer dela. Mas estou tentando pq ela eh muito linda. As vezes fico muito bravo com ela, dou uns tapas na cocha de tras, mas nao adianta. Passa um pouco ela volta. Vc teve esse problema? Ela parece nao enender que eu nao gosto da brincadeira de mordidas. Grato, Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, fiquei triste em ler que pensas em DESISTIR do seu filhote, sabe, primeiramente eu sempre indico que as pessoas leiam MUITO sobre a raça antes de pegar um amigo, ainda mais um Scottish.
      Mas vou te dizer que tive o MESMO problema com o meu Pierre quando era bebê e até hoje ele te a mania de brincar com a boca, porém, aprendeu a controlar a força dele. Nem todos os Scottish são assim, mas são TERRIER, nunca se esqueça disso... tendem a ser ogros nas brincadeiras. E te dou duas dicas:
      1 - Não bata, isso só deixará seu filhote ainda mais raivoso e ele SEMPRE vai tentar te dominar. Enrole um jornal e bata no chão, faça barulho, isso faz com que o cão entenda que não é pra fazer. Ou então IGNORE, foi o que mais funcionou comigo.
      2 - Contrate um adestrador. Ele vai TE ENSINAR a lidar com o cão. O Scottish é um cão MUITO difícil de adestrar por ser inteligente e genioso demais, e as vezes eles nos ignoram MESMO! Mas entendem tudo sim.
      Provavelmente seu cão vai destruir muita coisa, pois é um TERRIER. Não brigue... GASTE A ENERGIA DELE!!!
      Cachorro feliz é cachorro cansado! ;)

      Excluir
  4. Oi Mirela,

    Teno um scotie de 8 meses chamado Logan e o danado tem me tirado do sério, sempre que chego em casa tudo está mordido e quebrado... Muitas pessoas tem me indicado que ele seja adestrado, para que ele pare com este comportamento.
    Você acha que o adestramento tem resultado pra este tipo de atitude ou é só com o tempo que passa?
    Grata, Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, isso é SUPER normal, e te digo demora pra passar... te aconselho SIM a fazer o adestramento pois tem técnicas para vc trabalhar isso nele e até mesmo ENTENDER O PQ disso tudo.
      Chorei muitas vezes, tinha medo de chegar em casa e ver o q estaria estragado. O Pierre acabou com meu apto TODO, até parede ele comeu... mas com o adestramento melhorou MUITO, apesar de que só com uns 2 anos que ele acalmou e parou de destruir. Mas te digo que qdo chove e não consigo sair com ele, e a energia acumula, ele apronta, mas hoje isso é BEM raro! (só lixo que não tem jeito, ele detona SEMPRE)
      O Scottish demora mais pra amadurecer, é MUITO ENÉRGICO e se tem energia acumulada ou fica entediado DESTRÓI, ele é um Terrier, e essa linha de raças são assim, são animais que precisam de espaço pra brincar, correr.
      Mas tenha calma, muita calma e adestre o quanto antes!!! ;) E POR FAVOR, participe do adestramento, pois NÓS temos que ser adestrados tb! Não desista do seu "foguetinho"... vale a pena! Eles são ÚNICOS!!!!!
      Mande notícias!!!
      Beijo e boa sorte!

      Excluir
  5. Oi Mirela, meu nome é Renata, tenho uma pretinha terrível, rs, só falta falar! O nome dela é Maya, tem 12kg e parece um foguete, se existe 99 opções corretas de fazer alguma coisa e apenas uma de fazer errado, advinha qual ela escolhe? É uma fofa, minha paixão! Mas eu tenho uma teoria, acredito que deveriam parar de investir em energia nuclear e investir na energia do Scottish.... Rs... não acaba nunca!
    Ela fica agarrada comigo sempre que estou em casa, mas se eu faço um carinho mais animado, ela sai correndo para buscar seu Kong, se eu não dou atenção ela traz outro brinquedo e assim por diante, e se eu não parar de jogar o brinquedo, ela vai atrás dele até estar exausta e perder o controle das patas de trás! Rs Tadinha! Não posso deixar ela muito tempo com crianças pois eles brincam com ela e jogam a bolinha até ela não conseguir andar mais (literalmente) e aí ela fica no chão e eu saio correndo para pega-lá com medo dela ter um ataque cardíaco! Rs sério! Ela é muito divertida, animada e companheira para qualquer hora! Sem comentar que é linda demais! Ah, e sem dizer dos brinquedos, sabe aqueles que vem escritos "indestrutíveis" dos EUA? Já comprei todos e ela destruiu todos, inclusive os Kongs, os únicos que ela não conseguiu destruir até hoje (e devo dizer que não foi por falta de inúmeras tentativas) foram os dois Kongs em formato de inhabenta, aqueles que dá para rechear com peanut butter o resto, já era! E sabe aqueles ossos de couro que tem um nó em cada ponta, compro sempre o para raças de grande porte, que é quase do tamanho do meu antebraço, ela destrói em um dia! Kkkkk De acordo om meu irmão, o nome que eu dei a ela foi errado, ela deveria chamar "Sem noção"!!!
    Amo demais esta pestinha!
    Com relação a coleira, concordo. A peitoral só uma de cinto de segurança, a enforcadeira não tive coragem, Gentle leader ela tem, mas quando uso é um saco, tomo mundo vem perguntar se ela é brava.... aí desisti, uso a de pescoço normal, mas para descer a escada ela puxa horrores e dá um escândalo mas depois na rua, puxa menos...mas continua sendo um Scottish e para quem pensa em comprar uma maquinha que vende nos EUA e parece um controle de garagem, a qual você aperta o botão e emite um som que só cães escutam e param de latir, logo aviso .... OS SCOTTIES SÃO IMUNES A ESTE SOM....kkkkkkk não gastem seu dinheiro!
    Para quem quer muita felicidade na vida, um amigo inigualável e um total descontrole, tenha um Scottie! Depois dê uma olhada no meu face, tem foto da minha gostosa lá! Bjs
    Facebook.com/renatadrager

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, concordo com vc, essa ENERGIA deveria ser usada em prol da sociedade mesmo, energia eólica não seria párea para a dos pequeninos... hehehe
      Nunca ouvi falar dessa questão de perder as forças das patas traseiras, o que até me assustou um pouco, para te ser BEM SINCERA. Cuide só na água, eles tem um alto índice de afogamento pq acham que a força deles nunca vai acabar e se puxam até não aguentarem mais e sabemos o quanto eles AMAM água, né?
      Sobre os brinquedos, tenho uma dica ótima que é um pneu de borracha que achei em uma agropecuária. Senão compre cordas, eles adoram brincar de cabo de guerra!
      Te aconselho a continuar tentando usar a gentle leader, o Pi demorou para se acostumar, mas acostuma e para de puxar! ;)
      Esse aparelho do som não funciona MESMO! heheeheh Tb usei... inútil, eles são superiores a qualquer coisa que funciona com os outros cães, até pq eles não são QUALQUER CÃO! =P
      Obrigada pelo depoimento, adorei!!!! E prazer!
      Beijos meu e lambidonas do Pi

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem, inclusive o comentário!!
    Aprendi horrores!!!!
    Parabéns Mi!!!
    Bjnhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha, que bom que ajudou! Fico bem feliz!!!
      Tento ser o mais simplista possível para mostrar o que vivi com o Pierre.
      Boa sorte com a sua loira!
      Beijos

      Excluir
  8. Oii! Achei o seu blog enquanto eu procurava depoimentos sobre essa a Gentle Leader, e confesso que foi muito bom ter achado! Além do seu dog puxar bastante a guia como o meu, eles são primos hahaa tenho um terrier também, mas é um Westie! Ah, e também tenho um blog sobre ele hahah coincidência né? Enfim, adorei seu blog e vou deixar o link do meu caso queria ver
    https://sebastianeeu.blogspot.com/

    Beijinhoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuliana, que coisa boa que pude te esclarecer um pouco mais. Nos sites só fala dela, mas é bom sabermos como os cães reagem, né?! Cada cão reage de uma forma diferenciada... Pierre odiava, hoje ele nem dá bola e fica todo bobo qdo pego ela para irmos passear. Super recomendo!!! Vou dar uma olhadinha no seu blog tb! ;)
      Boa sorte com seu branquinho
      Beijos meus e do Pierre

      Excluir
  9. Olá Mirela , como vai ?
    Li seu blog ,pela primeira vez em 2013.
    Super me identifiquei com seus relatos sobre o Pierre ���� o que dizem também os outros leitores ,me fez ver o meu bebe ����
    Eu também tenho um Scottish Terrier , ele de chama Jymmy , tem 6 anos e sua cor é trigo . Nós o amamos muito ❤️❤️❤️ Atualmente vivemos fora do Brasil , e quando nos mudamos , tivemos que esperar
    6 meses para trazer ele ,para viver conosco. Foi uma eternidade ,mas graças a Deus conseguimos . O bebe fez muita falta . No meu caso ele foi muito peralta até 1 ano de idade , depois acalmou . Seu temperamento ,é o mesmo dos demais Scottish rsrs , não gosta de ser contrariado , é independente , tem energia de sobra ,mas muito carinhoso e fiel também ❤️
    Meu marido e eu sempre observamos que ele sentia falta de um amiguinho (a) . Sempre víamos como se emocionava , na presença de outros cachorros ...
    Ontem decidimos e compramos um filhote , uma fêmea , o resultado passamos a noite em claro com os dois rsrs...
    O Jymmy ficou enlouquecido pela fêmea ( se chama Mia) ele não deixou a coitada em paz . O tempo todo cheirando ela, (ele não é operado ,sei que isso também faz ele ficar tao ansioso). A Mia por ser filhote não consegue se esquivar muito ... Hoje o Jymmy se comportou melhor com ela , passando a euforia de ontem , estamos sentindo ele enciumado ... A Mia
    Quer tudo dele ! Comida, água , brinquedos .... Estamos fazendo tudo para apaziguar a situação , porém a preocupação é se o Jymmy vai aceitar a nova membro ...
    Penso em chamar uma adestradora , passou pela nossa cabeça , devolver a Mia , não por ela , mas para não entristecer nosso bebe Jymmy .
    A intenção era que ele ficasse feliz , mas ele parece desconfortável ... ������
    Mia também como filhote já começou a querer morder tudo ...
    Enfim amamos o Jymmy , já estamos encantados pela Mia também , mas estamos meio perdidos ������
    Você acha que eles vão se adaptar ? ����
    Beijinhos ����������

    ResponderExcluir
  10. Ola Gabriela, tudo bem? Adorei o seu relato e vi que és uma pessoa que ama seus bichos e te digo, jamais desista da Mia, assim como não desistisse do Jymmy. O ciúmes é muito normal, e vai passar logo, tenho certeza. Adestrador é ótimo sempre, adestrei o Pierre e foi a melhor coisa que fiz por nós dois. Mas tenho certeza que logo seu Jymmy vai se adaptar. O que vcs tem que cuidar pra não deprimir ele e na questão da atenção para com ele, sei que a Mia vai exigir mais atencao, mas vc e seu marido tem que deixar ele em primeiro lugar nesses primeiros dias, pelo menos, tá? Mostrar que ele é o alfa, como sempre. Me mantenha informada, gostaria de saber o que vc fez. Só não devolva ela, por favor, pra tudo se tem um jeito 😉 Beijo grande pra vc e sua família, meu e do Pierre 😘

    ResponderExcluir
  11. Mirela , boa noite!
    Muito obrigada por me responder 😀😀
    Sim amo muito meus bichinhos ❤️❤️
    Amo os animais , se eu pudesse teria um zoológico e com muitos cachorros rsrs...
    Quando o Jymmy veio viver conosco , na verdade estávamos buscando um maltês , pois sempre fui apaixonada pela raça. Mas quando meu marido foi comprar não tinha mais essa raça , ele viu o Jymmy e se encantou ❤️
    Também o amei assim que o vi , mas logo
    Percebemos que um cachorro da raça Scottish Terrier , é bem temperamental ... Foi então que começamos a pesquisar , mais sobre a raça e conseguimos entender melhor nosso bebe , e o amor só foi crescendo cada dia mais ❤️
    O dia hoje foi muito mais tranquilo , acho que o Jymmy está aceitando , a Mia. Graças a Deus !
    Ele só fica meio aborrecido , quando ela fica muito em cima , pois ela quer brincar o tempo todo rsrs...
    Também estou em contato , com uma sra que é adestradora , estamos esperando um espaço na agenda dela . Tenho certeza que vai nos ajudar também .
    Estava lendo outros posts seus ontem e parecia que estava lendo sobre a vida do Jymmy , realmente o Scottish Terrier , é um cachorro que tem uma personalidade forte.
    Tem um que você fala ,sobre a força que o Pierre tem , na hora que está brincando , gente o Jymmy é iguaizinho rsrs ...
    Tadinho quantas vezes nos machucou , na hora da brincadeira , mas sem intenção alguma coitado ... Ele fica arrasado quando percebe que foi bruto kkkk...

    Gostei muito também do post que fala da família biológica do Pierre ❤️
    Depois vou mandar uma foto dos bebês p vc conhecer 😀😀😀 A Mia é pretinha também.
    Beijos e muito obrigada pela atenção . ❤️❤️❤️😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  12. Oi Gaby, tudo bem? Poxa, fico muito feli por saber que as coisas melhoraram. Filhote perturba mesmo. Passei alguns dias com um aqui em casa, era filhote do Pierre e ele fugia do próprio filho. Até hj Pierre odeia cachorros agitados e avança, mas trabalho bastante esse lado dele levando ele em praças com outros cães para socializar, e tem ajudado muito. A adestradora vai ajudar bastante. Mande fotos sim, qq coisa meu email é mirelarzatki@gmail.com
    Beijo grande meu e do Pierre 💙😘

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mirela, meu filho canino Joca tem um temperamento maravilhoso, desde que não seja deixado sozinho (ele só aguenta 30 minutos, depois destrói o apartamento e se pode ouvir a latição lá da esquina...). Costumo andar com ele em seu "território" urbano com a guia peitoral easy walk, ele se adaptou muito bem. Já nas caminhadas "rurais" uso uma peitoral comum e uma guia de 10m, assim ele fica "solto" mas sem o risco de desaparecer e foi se habituando a andar em "matilha", sob a liderança de sua "prima" Filomena, uma pug hiperativa e mandona sem noção do tamanho dos seus dentes. Joca manda um rosnado para o Pierre, porque não tem jeito, ele não suporta machos... Já para meninas, ele é um dengo só! Beijos pra você & Pierre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, vc não me disse seu nome! Adorei a historinha! :D Nossos barbudos realmente são geniosos, nem sempre Pierre aceita machos e fêmeas tb, aqui o negócio é química. O importante é não desistirmos nunca de socializar eles, mesmo com esse grau de dificuldade! Atualmente uso a peitoral no Pierre, mas ele prefere a tradicional no pescocinho. Hj ele tem 9 anos e está bem mais tranquilo. Beijo grande pra vc e seu Joca!

      Excluir