quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dessa adoção eu e o Pierre participamos! #Bono


Depois que comecei a me envolver bastante com proteção animal, as pessoas começaram a me procurar para auxiliar em resgates, tirar dúvidas e ajudar com doações de animais (seja gato ou cachorro). Depois que fundamos o Scottish Terrier Rescue Brasil, focado em resgate e doação de Scottish Terrier, a procura acabou aumentando. Um sentimento de tristeza e felicidade caminham juntos, já que me decepciona ver pessoas descartando animais como trocam de roupa, mas ao mesmo tempo uma felicidade toma conta de mim quando consigo ver uma família feliz por adotar um cão.

Hoje quero contar um dos casos do Rescue que foi o Bono. Um cão de quase 8 meses que me foi entregue pelos donos porque estava ficando agressivo devido a maus tratos que estava sofrendo por ciúmes do filho do casal, que batia nele. Ele pra se defender acabou mordendo a criança e por isso veio pra mim.

Esse caso foi mais difícil porque não recebi ele de imediato. Foram algumas conversas e levou alguns meses para se concluir. O Bono foi deixado aqui na minha casa. Analisei ele com o Pierre separado porque a ciumeira do meu nego BOMBOU!!!! E o que pude constatar: um macho brindle gold, não castrado, super beijoqueiro e brincalhão, como um legítimo filhotão. Desde que me viu, se jogou nos meus braços sem olhar pra trás e com a maior segurança do mundo. Não me desgrudou mais. Fui passear com ele, andava super bem na guia, extremamente obediente e submisso. Tinha medo de escadas e se assustava fácil com movimentos bruscos na rua, mas de resto, um cão muito animado.
Chegou um pouco abaixo do peso (uns 6kilos) e sem tosa nunca ter recebido uma tosa.
Depois de um final de semana intenso com os chiliques do Pierre, passeios, casa nova... teve um dia de rei: foi pra creche no lugar do Pierre, tomou banho e ganhou a 1ª tosa dele. Chegou de gravatinha todo fofo e cheiroso.
O Pierre não aceitou ele de cara, foi de adaptando com o tempo. Foi bom porque aproveitei para trabalhar bem a socialização de ambos. 

Eu simplesmente me apaixonei por ele, e não tem como não se encantar por um cão tão carinhoso.
Apesar de tudo, é um cão super feliz, olha o sorriso dele. Era com essa carinha linda e esse sorriso no rosto que ele sempre me olhava.
Depois de alguns corridões do Pierre, ele aprendeu a respeitar o espaço do "macho alfa", e nem tentava mais ir pra cima do Pierre pra brincar, se acalmou super!!!! Achei isso super interessante, porém não podia me descuidar que o ciumento rosnava pra ele. Olha a cara do Pierre de lado no sofá, tipo: "Tô puto! Tira esse pirralho da minha casa"
No 1º passeio de carro, super comportado indo conhecer o novo amigo Johnie. E eu super angustiada para ver como ele se comportava.
Super comportado caminhando com a tia Simone Costi e o amigo, Johnie.
Feliz? MUITO! (Bono e Johnie) Socialização 100%
O Pierre fica mais sociável quando está passeando. Não tivemos problema algum em caminhar com os 3 machos na Beira Mar. O Pierre já se dava bem com o Johnie, e passeando ignorou o Bono cheirando ele (coisa que ele não admite, só ELE pode cheirar os outros). Foi ótimo!!
O meninão foi castrado pela minha veterinária de confiança, Kátia Chubaci e passou muito bem. Acompanhei ele o tempo todo, só sai na hora da cirurgia porque desmaio (sim, sou uma fresca). Durou 2 minutos, rápido demais, não? O que demora é passar o efeito total da anestesia ;) #castre
Coloquei malha cirúrgica para ele não mexer nos pontos. Super se comportou, como sempre.
Olha os pontinhos dele logo após a cirugia. Para o macho é uma cirurgia MUITO tranquila que evitará doenças pra ele, além de poder deixá-lo mais calmo e até mesmo reduzir os xixis pela casa. Não é regra, mas costuma acontecer. Com o Pierre foi maravilhoso, parou de demarcar no dia seguinte e o Bono também, porque ele mijava muito e por tudo.
Juliana e Hiram, esses são os novos pais do Bono, que ficaram enlouquecidos quando viram que ele é irmão de ninhada do Bóris, o cão deles. A maior coincidência é que eles iam ficar com o Bono e pegaram o Bóris porque era o menor e mais quietinho da ninhada. Agora os irmãos estão mais do que unidos novamente. Antes de doar coloquei os dois juntos na rua e na casa deles, para ver iriam se readaptar e o resultado foi ótimo, por isso oficializamos a adoção.
A Juliana que viu a minha divulgação e mesmo estando em viagem, quis o pequeno de qualquer jeito.
Eu não costumo fazer lar temporário porque sou coração mole. Pra mim foi MUITO difícil doar o Bono, em menos de 1 semana com ele, me apeguei de uma forma louca, parecia que ele era meu desde pequeno. Eu estava desempregada no período que ele veio pra cá e o Pi não aceitou muito ele, "PRA MINHA SORTE", porque acho que só por isso não fiquei com ele. Agi de forma racional e não com o coração, com certeza. Sempre que posso, falo com eles e tenho a chance de acompanhar a vida do "meu pequeno", o que me deixa aliviada e me ajuda a matar a saudade.
Nosso primeiro passeio oficial depois da adoção. Eu e o Pierre, Juliana e Bono, Hiram e Bóris. Os dois são bem menores que o Pierre e bem mais sociáveis, ambos se dão super bem com qualquer cão, muito massa! Já o "garoto TPM" tem aquele jeitão de "velho rabugento"! hehehehe
Ter encontrado ele depois de quase 1 mês e ver o jeito que ele pulou em mim, me beijou, foi emocionante!!!! Vi que ele não me esqueceu e parecia que estava super me agradecendo pela nova família. Agora no peso certo, tosadinho, bem cuidado e um grude no mano que ele tanto ama, está ainda mais radiante. Perdeu o medo de escadas e de vez enquando apronta destruindo algo, porém seus pais entendem e ainda nos contam e mostram as suas travessuras. Mas sabemos que não é nada diferente do que um filhote de quase 9 meses costuma fazer. Ele está sendo muito amado, o que é o mais importante pra mim como protetora.

Termino esse post triste porque esse ciclo de cães abandonados não acaba nunca, e principalmente  porque as pessoas não PENSAM nas consequências antes de adquirir um animal. Porém, feliz porque a maioria das adoções realizadas por mim e pelo Rescue tiveram um final MUITO feliz. #adote #nãocompre

2 comentários:

  1. Mirela, meu nome é Lilian, atualmente tenho uma fêmea de West Highland White Terrier quero muito comprar um Scott macho preto. Será que você poderia me indicar um criador de confiança? lomli.lomli@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, tudo bem? Desculpe, mas não conheço muitos canils porque estimulo a adoção. Pra te ser bem sincera, só me decepciono com os canis que usam os cães e depois doam! :( Se tiveres interesse em adotar, entre na nossa comunidade de RESCUE e quem sabe adote!!!

      https://www.facebook.com/ScottishRescueBrasil?fref=ts

      Excluir