domingo, 28 de setembro de 2014

Filhotes de Scottish Terrier são hiperativos!

Acredito que a maioria das pessoas que nunca tiveram cães, não tem ideia de como vai ser ter um filhote de cachorro em casa, se for um Scottish terrier então, inimaginável. Antes de ter o Pierre tive a Xirra, uma Poodle que peguei com quase 5 meses (e viveu até os 16 anos) e depois ela teve um filhote, o Willy (mix Poodle com Lulu da Pomerânea, que ficou conosco por 14 anos). Ambos foram cães calmos, o máximo que aprontaram foi puxar o rolo de papel higiênico e revirar o lixo do banheiro (típico de cães, nunca vi gostarem tanto de mexer "na merda"). Mas depois de brigar com eles, nunca mais o fizeram, eram fáceis de educar e extremamente educados. O que vivi com o Pierre foi bem diferente, e como eu tinha a Xirra e o Willy como parâmetros, foi bem "sofrido" pra mim essa mudança de paradigmas com cães.
Essa sou eu (8 anos) e meu irmão com a minha Xirra, ela tinha aproximadamente 1 ano na foto.
Mas vamos voltar a falar sobre como são os nossos barbudos quando filhotes... 
Assim como o adulto, o pequeno Scottish é um poço de energia e temperamento forte. Considerados cães com alto grau de dificuldade de adestramento, os pré julgam como cães burros, mas sinto informar, pra mim são inteligentes ATÉ DEMAIS. A inteligência deles faz com que nos manipulem de tal forma que nos enrolam a fazer o querem e quando querem. Gosto de enfatizar que Scotties parecem gatos, são independentes, só aceitam carinho quando querem e só vão até você se querem, um jeito meio "autista" de ser. Digamos que são extremamente seletivos.
Essa cara ele sempre faz quando está aprontando, desde pequeno.
Vamos ao ponto principal: Excesso de energia
Eles são teimosos, não gostam de ouvir NÃO e adoram morder (e mordem com força), seus dentinhos afiados machucam bastante (experiência própria). Além de gastarmos a energia deles, temos que impor LIMITES desde SEMPRE. Brincar sim, morder não. O melhor é não estimular esse tipo de brincadeira, sendo assim, começou a morder?! Vire as costas e ignore-o, seu gesto será o sinal de que a brincadeira não é legal. Depois de um tempo, quando ele acalmar, volte a brincar com ele novamente, e se ele voltar a morder, repita a atitude, e faça quantas vezes forem necessárias. Garanto que serão necessárias muitas e muitas vezes, porque não existe cão mais teimoso que um Scottish, mas você terá que ser mais teimoso que seu cão, afinal quem manda é você! Lembre-se, não é bonitinho ver eles "brabinhos" (mentira, é sim!!!), se você não cortar esse hábito desde pequeno, seu cão poderá se tornar um adulto bem agressivo. O Pierre até hoje brinca de morder, porém ensinei ele a dosar a mordida. As vezes ele se empolga e me mete os dentes, finjo que machucou muito e falo grosso com ele, ele logo solta e me lambe como pedido de desculpas, mas continua brincando.
Pierre com 2 meses metendo os dentes no sapato que estava em cima do seu brinquedo #muitoBrabo
Devido às suas origens, ele tende a ser um tanto destruidor, uma vez que os instintos de caçador ainda não tenham sido realmente contidos. Senti isso diariamente aqui em casa, cheguei a apelidar o Pi de "Demônio da Tazmania". Pensa numa coisa... pensou? O Pierre com certeza já comeu, ou triturou, ou despedaçou, ou engoliu. Destruía tudo o que via pela frente, comeu óculos, sapatos, mesa, livros, brinquedos, cama... até parede. Eu tinha medo de chegar em casa, porque a cada dia era uma "surpresa" feita por ele. No início eu não entendia porque ele fazia isso, me frustrava achando que eu estava errando em algo na educação dele. Muitas vezes chamei ele de ingrato, pois eu dava TANTO AMOR, não conseguia entender porque ele destruía o que eu tinha comprado com tanto sacrifício. Eu chorei, briguei com ele, mas vi que não adiantava e que alguma atitude deveria ser tomada. Em Julho de 2010 chamei uma adestradora, Pierre estava com 8 meses. Infelizmente não consegui concluir o adestramento até o final por questão de grana, eu pagava R$450,00 por mês. Foram quase 3 meses de adestramento em casa, 3x por semana com duração de 1 hora cada aula. Eu acompanhei 100% das aulas e aprendi MUITO junto com ele. 
Comando: CUMPRIMENTA
Passei a caminhar 2x por dia (em média 30min cada caminhada, antes de ir pro trabalho e quando retornava) e ainda brincava com ele em casa para complementar o gasto de energia. Nos finais de semana sempre buscava dar pelo menos uma super caminhada de pelo menos 1 hora com ele, ou saíamos para passear para ele se distrair. Isso faço até hoje, sempre busco passar o final de semana com ele, ou atrelar atividades na qual eu possa levá-lo comigo, ou no sábado ou no domingo. Com o adestramento ele nos mostrou como aprende comandos rápido, a adestradora dele, Marina Medeiros da Pradog, frisou muito na época que ele havia sido o cão que aprendeu os comandos básicos mais rápido, de todos os cães que ela já trabalhou. Porém, o Pierre é "movido pelo interesse", só faz os comandos se ganhar um pedaço de "bifinho" (petisco). Mas com o bifinho os faz com perfeição e todo o charme possível.
"Cachorro feliz é cachorro cansado"
Vou ser BEM sincera, não foi nada fácil! Quem me conhece sabe que sou LOUCA por animais, mas cheguei a pensar em desistir dele em uma noite que cheguei e ele tinha aberto dois buracos no meu sofá novo, mas o amor e a minha racionalidade foram mais fortes. Parei, pensei e botei na cabeça que eu ia dar um jeito nesse preto destruidor, que íamos nos entender e viver em harmonia. Com o adestramento e pesquisas aprendi técnicas diferentes para estimulá-lo a brincar sozinho, ensinei o que podia ou não morder, e quando chegou aos 2,5 anos não precisava mais me preocupar com ele, finalmente ele tinha amadurecido. Sim, os Scotties demoram mais pra amadurecer do que os outros cães. A cada ano que passa sinto que ele vai ficando mais calmo e educado, exatamente como haviam me falado.
As caminhadas serão eternas
Hoje vivemos muito bem, não me imagino sem meu preto. Ainda temos nossas "briguinhas", ele é birrento e mandão, mas entendi que a linguagem de um cão é diferente da nossa, e se não aprendermos a nos comunicar com eles e mostrarmos que somos o líder da matilha, isso gerará confrontos diários entre você e seu cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário