segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Um cachorro nadador

A primeira vez que ele viu o mar ficou desconfiado (fev/2010), tinha apenas 3,5 meses, teve medo, mas foi o start para AMAR água... Depois de uma trilha de 1h cheguei em uma praia deserta com apenas +- 500 metros de comprimento de areia (Praia do Gravatá), como ele era um filhote, vi que ele não teria pra onde fugir e por isso soltei ele pra correr e brincar, o dia foi maravilhoso!
Primeiramente fiz o contato visual com ele, fiquei com o Pi no meu colo ouvindo o mar, vendo o movimento das ondas, ele estava com bastante medo, mas aos poucos fui baixando e fazendo ele ver que tinha que nadar, e como todo cachorro, seu instinto bateu e ele logo começou a bater as patinhas no ar, até chegar na água.
O mar da Praia do Gravatá em Florianópolis é muito agitada, é mar para surfistas, por isso soltei ele bem no raso, para que pudesse se sentir mais confiante e o mar não machucasse ou afogasse ele. Abaixo um vídeo dele saindo da água, ainda meio apavorado e não curtindo muito.
Link: http://youtu.be/NsK_8m3NIw8
Nesse primeiro dia dele na praia o foco e alegria dele foi cavar, como um bom Scottish desbravador. Fuçou tudo, correu e comeu muita areia (come até hoje, e ainda não descobri o porquê). Nessa foto dá pra ver como o Pi era bebê e pequeno, mas um capetinha e um cão muito enérgico. No link dá pra ver a força com que ele cavava... super determinado e gastando energia, o que foi um alívio para eu poder dormir a noite, já que ele dormia muito pouco nessa fase.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=N8URufyPULw
Depois disso, foi lagoa e piscinas... sempre realizo alguns procedimentos antes de ele entrar na água, seja corrente ou não. Apresento o lugar, mostro a água, a profundidade, brinco com ele, estimulo e principalmente, ensino como entrar e sair (se for piscina, atenção redobrada) e fico o tempo todo com os olhos em cima dele. 
Outro dia engraçado foi nessa piscina pequena amarela de umas amigas dele que ele monopolizou. Ele levou um tempo para entrar nela, estava super desconfiado e parecia que não sabia se poderia entrar. Fiquei brincando com ele para ele ver o que era e a profundidade, até que coloquei ele lá dentro e de lá ele não quis mais sair, isso até descobrir que tinha uma piscina maior na casa e esqueceu essa "pequena e sem graça" que ele não tinha como NADAR. Acho engraçado que o primeiro instinto do Pierre é sempre CAVAR... até quando eu chego em casa, ele vem cavar na minha perna. No vídeo abaixo vocês vão entender o que eu falo, é engraçadíssimo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=iUbMlHa5bhY
Piscina grande é muito mais legal, né? Montamos um trampolim e coloquei uma cadeira dentro da piscina para ele ter base para descansar (sem tirar os olhos de cima, claro!). Ensinei ele a subir e a descer umas 3X e ele logo pegou o jeito, porque é inteligentíssimo. A água está com aparência de suja porque tinha uma árvore em cima, e também porque o Pi descia, rolava na grama (croquete) e voltava pra água pra se limpar. A bolinha de tênis era a super diversão dele também. Como não se apaixonar, né?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=p4ShI2u8MoU
Este foi a última vez que meu pequeno nadou, neste último verão e foi na Praia do Forte, onde nos divertimos um monte. O Pi briga com as ondas do mar até hoje, se irrita porque elas vem na cara dele, e ele não gosta de água na cara. O ruim é que depois ele sempre vomita um pouco essa água salgada, mas fazer o que, né?! As ondas irritam o meu cachorro impaciente (rs) As patas curtas são engraçadíssimas embaixo da água... não sei mesmo como pode nadar tanto.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=FdgoO4tq_wE
Lembrem-se: eles são como crianças, acham que são auto suficientes, mas não são cães aquáticos, a estrutura deles não é para nadar, pois tem as pernas curtas, são cães pesados e teimosos, eles testam até mesmo os limites deles. Fora a água nos ouvidos, lembrar de sempre secar bem, porque é muito fácil terem infecções depois. 
Muitos scotties morrem afogados por isso, vão nadando que nem uns loucos por serem hiperativos, e tem uma hora que cansam e acabam afundando, pois as energias acabam. Cuidem se seus scotties, eles precisam de atenção sempre. Se você tem piscina em casa, coloquem grades ao redor para impedir que eles cheguem lá quando estão sozinhos e também lonas para tapar as piscinas. Acidentes acontecem e depois não adianta chorar, porque não tem mais volta, ok? CUIDADO SEMPRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário