segunda-feira, 13 de junho de 2011

O famoso pêlo de arame...

No post anterior falei da preferência das pessoas pelo Scottish preto, certo?! Então, agora vocês vão conhecer um pouco mais sobre essa pelagem BEM diferente.

É engraçado ver a reação das pessoas quando vêem pra alisar o Pierre, olham para esse barbudo lindo e quando tocam (é quase que unanimidade): "O pêlo dele é duro, né?!".
Sim, e isso tem uma explicação. O Scottish tem uma pelagem dupla, bem aderente ao corpo, com sub-pêlo curto, denso e macio, e uma capa exterior mais dura, formando uma proteção impermeável, o que eles chama de pêlo de arame.

É uma raça de origem escocesa e por isso, tem uma pelagem para que se adequar ao frio e a neve; ela evita que a neve penetre com facilidade na pele do animal, ou seja, protege melhor do clima adverso das Terras Altas.
          
Uma curiosidade: como é difícil achar pulgas, pois quase não conseguimos chegar até a pele do bichano, ainda mais quem tem Scottish preto como eu, uma missão quase impossível. Por isso, utilizo um remédio todos os meses na nuca do Pierre, assim ele fica protegido.

Apesar de ser um cachorro de neve, ele adora água. Scottish adora nadar, afinal, eles adoram bagunça em qualquer lugar. Mas não se esqueçam de secar MUITO BEM o animal depois de nadar, pois eles custam a ficar secos.
Pierre com 1 ano de idade nas dunas da Praia da Joaquina.
A tosa é algo bem complicado, poucos lugares sabem fazer uma boa tosa. O Pierre agora está bem peludo porque estou esperando crescer o pêlo para ajeitar as barbeiragens que fizeram no meu pequeno. Eles ficam LINDOS igual, mas perdem muito a característica da raça, o topete fica crespo, a cabeça parece ainda maior, mas fica praticamente um urso =)

Pierre com mais de 2 meses sem tosa
Poucas petshops (de Florianópolis, pelo menos) conhecem a tosa correta do Scottish e acabam fazendo uma tosa padrão que fazem nos Cocker spaniel e Schauser, como as tosas das fotos abaixo.

Cocker Spaniel Americano & Schauser
No Scottish o pêlo é mais comprido nas patas, na parte inferior do corpo, na barba e nas sobrancelhas. Na parte inferior o pêlo formará uma saia, a chamada saia escocesa. O Pierre tem 1 ano e meio e infelizmente a saia dele não está crescendo (COOOOMO DEMORA), por isso coloquei uma foto qualquer para ilustrar como ele deverá ficar em breve =D

Scottish com a famosa saia escocesa.

Achei um vídeo que explica bem direitinho a tosa correta do peludo, e vocês podem conferir nesse link.

E as cores?! São apenas 3: preto, brindle (tigrado) ou trigo (bege).

Brindle & Trigo & Preto
Vamos pela ordem da foto...
O Brindle é também conhecido como tigrado, apresentam várias nuances de cor, sempre mesclando listas marrons, cinza, pretas e trigo. Não tem um padrão nessa cor de pelagem. Das cores é a menos valorizada na hora da venda. É a cor que eu, particularmente, menos gosto, porém é a que eu mais vejo nas ruas. Os que são MUITO tigrados parecem que são pretos, mas grisalhos, é engraçado.

Scottish Terrier cor Brindle
O Trigo ou trigueiros apresentam pelagem uniforme, assim como os exemplares das demais cores, e a sua cor apresenta nuances mais claras ou mais escuras, variando de bege claro, até bege escuro. Alguns criadores alegam que os cães de cor trigo aparentemente têm a pelagem mais brilhosa que os demais (DISCORDO: eles meio foscos, e acho que o mais brilhoso é o preto).
A cor branca não tem sido relatada como aceita pelas associações de criadores, e é bastante rara, só é aceito pequenas mechas no peito e nas bochechas, ou no queixo. Muitos cães de cor preta ou brindle apresentam pintas ou mechas brancas ou prateadas em sua pelagem (o que é normal e não se deve penalizar). Eu acho que é uma cor mais delicada, olho pra eles e parece que sempre são fêmeas (rs).

Scottish Terrier cor trigo
 
E finalmente o Preto que é a cor padrão da raça e por isso também acaba encarecendo mais na hora da compra. Eles são tão pretos que brilham muito, a pelagem é deslumbrante e são quase azulados, de tão pretos. É a cor mais linda de todas, porém cuidem muito, com a exposição ao sol eles começam a ficar avermelhados, assim como o Pierre.

Pierre já com a pelagem levemente avermelhada na barba e no peito.
Observação:
Pesquisei e li sobre relatos de Há relatos de scottish terriers cinzas, além de brindles que apresentam cores intensas, ou com mechas grandes. Eu nunca vi com essa coloração, mas os criadores tem um padrão de cor e não costumam aceitar essas misturas de coloração.

9 comentários:

  1. Sobre as pulgas aconselho a verificar nas virilhas, é um lugar que elas adoram ficar e também não tem muitos pelos, fica fácil encontrá-las.

    As pulgas também adoram solos arenosos como o que temos aqui por causa da praia, e para quem cria mais de um cão fora do apartamento é praticamente impossível se ver livre delas sem usar Frontline ou algum semelhante como tu mencionou. Vale muito a pena !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, o Pierre já teve pulgas e só vi porque elas andam na barriguinha e perto da virilha, assim como falasse.
      O Frontline é qse o melhor amigo do Pirre... mas ouvi falar de outro REVOLUTION, esse além de previnir contra as pulgas protege de verme do coração, pra nós q moramos na praia é essencial!
      Para quem quiser saber um pouco mais sobre o verme do coração: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=dirofi.htm

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm tenho scottish terrier preto, chama Thomaz (chamo ele de o mais bonito que o infinito rsrs), ele nasceu em Floripa tbm, qdo moravamos ai, fiz o planinho de saúde (com banho e tosa) no pet Mascote e cia da Dra Daniela no córrego grande, fica bem em frente da ufsc, eles faziam a tosa direitinho até, me perguntavam como eu queria e eu q fazia algumas adaptações de acordo com as minhas necessidades de apto, mas nunca deixei perder a caracteristica... Atualmente eu, ele e minhas 2 outras filhas (maltesa e york) moramos na Bahia, aqui sim ta o caos pra achar um tosador decente pra eles. Seu blog vai m ajudar a "ensinar"...
    Se tiver facebook e quiser nos add:
    https://www.facebook.com/lunenem (meu)
    https://www.facebook.com/TJMFagundes (deles)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, tudo bem? Poxa moravas aqui em Floripa então? Te desejo boa sorte ai no Nordeste, uma amiga mora em João Pessoa e sofre muito com qualquer coisa referente a área de veterinários e tosas. Aqui em Floripa estou levando no BICHO MIMADO em Coqueiros que é de um amigo meu... ele comprou a navalha e tudo para fazer a tosa no Pierre. Aos poucos estou alinhando com a guria da tosa e ele vai ficar do jeito certo! ;) Espero que tenhas gostado do Blog e qualquer coisa é só escrever... te adicionei no Face e assim que aceitarem te convido para a nossa comunidade que é ÓTIMA! Beijos e bom feriado para você e seu barbudo, Thomaz ;)

      Excluir
  4. Oi, Mirela saindo do face (grupo Scottish Terrier) direto pro blog pra conversar com vc...
    Primeiro, queria te elogiar muito pelo seu blog, ADOREI!!!! Ele é lindo, como vc e o Pierre, muito explicativo e ilustrado tb!!!
    Mas, olha só, vc pode me ajudar...o Muqui, tem 7 meses, e está com a pelagem preta toda avermelhada nas costas e na saia isso é normal? Não tem nada que possamos passar neles, ou fazer para melhorar isso???
    E ele tb tem alguns pelinhos brancos, sem contar que no peito e no rabinho tem uns tufos de pelo branco, isso tb é normal???
    Eu estou tentando ler sobre a raça, mas não acho muito coisa específica sobre o assunto.
    Se vc puder me ajudar, me indicando alguma coisa a respeito, eu agradeço, pq queria muito ajudá-lo!!!
    Bjo gde
    Tatiana Lobo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati querida, primeiramente obrigada pelos elogios, sempre bom ter feedback dos amigos e leitores.
      Sobre o pêlo, é normal sim. São vários os fatores que influenciam na pelagem do cão, além da genética pode ser da água, dos produtos de limpeza e até mesmo saliva. O Pierre está com o pêlo avermelhado nos locais onde ele se lambe e morde por causa das alergias dele. O Ely (da comunidade) disse que produto VEJA é horrível para os cães. Eu nunca achei literatura sobre isso também, só o que vamos trocando de informações mesmo.
      As manchas brancas, tipo sinal são super normais, vários cães nascem com esses "tufos" brancos, é do cão mesmo. No Pi nascem um ou outro pêlo branco no corpo, eu (BEM LOUCA) arranco com pinça... hehehehe É pq nasce um ou outro, e também não vi explicação até hoje. Mas se um dia eu achar te aviso! ;)
      Beijo no seu nego
      :*

      Excluir
  5. Oi Mirela tudo bem?,, Sou Manolo Machado dono da Gaya, uma menina trigo, e acabei chegando ao seu blog em maio as minhas duvidas e receios por estar chegando(ou ja quase ter passado)a hora de tosar ela.. Realmente eu sabia que era algo com alguma diferença das demais raças, por isto me informei o suficiente para ter oque falar para a pessoa da pet e tambem peguei fotos para levar junto e mostrar, para assim minimizar a possibilidade de erro.. Porque tendo as imagens espero que a pessoa as siga rsrsrss.. Bem legal seu blog, bjo até..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manolo, realmente a tosa é algo BEM difícil de ser feito de forma correta, infelizmente até hoje não consegui um resultado 100% em nenhum lugar, por isso estou pensando em tentar fazer em casa. Espero que tenhas mais sorte com a sua barbuda... e fique em cima! ;) Beijos para vcs!

      Excluir